O que é o FreeNAS?

O FreeNAS é um software de domínio público que permite que façamos o controle mais acertivo de quem acessa um determinado repositório de dados. Com isso, um novo endereço foi criado, chamado \\arquivos.

Assim como o \\geral, o \\arquivos terá a funcionalidade de se guardar arquivos na rede, de maneira a compartilhar entre os usuários. 

No entanto, diferente do \\geral, o controle será ainda mais rigoroso. Determinados arquivos precisam estar visíveis apenas para os setores envolvidos no processo. Com o \\arquivos, as pastas serão controladas em nível de usuário, fazendo com que aqueles que não fizerem parte do setor ou não apontados como usuários das pastas não possam acessá-la.

Isso trará ainda mais segurança ao HU UFMA.

Como usar o \\arquivos?

Hoje o \\arquivos ainda aponta para a mesma área de \\geral. A partir de 23/06 o \\geral será descontinuado e dará lugar à pasta do \\arquivos.

O que isso quer dizer? Que TODOS aqueles que têm arquivos no \\geral deverão fazer seus backups para reinserir os arquivos em \\arquivos.

As pastas no \\arquivos estarão exatamente como no \\geral?

Não. A criação das pastas no \\arquivos deverá ser solicitadas via GLPI. A chefia do setor deverá criar chamado com os nomes de usuários das pessoas que poderão acessar a pasta. Apenas as pessoas elencadas na lista poderão acessar.

Os arquivos do \\geral serão migrados automaticamente para \\arquivos?

Não. Cada setor será responsável por migrar os arquivos da pasta \\geral para a pasta \\arquivos. No entanto, os arquivos que forem inseridos em \\arquivos deverão estar em confluência com a POSIC. Arquivos que não são permitidos serão verificados e e-mails serão enviados solicitando sua exclusão.

O que são as duas pastas disponíveis em \\arquivos?

Essas pastas ainda não existem em \\arquivos. Quando o \\geral deixar de funcionar, o \\arquivos passará a contar com duas pastas separadas: uma para arquivos temporários e outra para arquivos por setor.

Os arquivos contidos na pasta temporária serão excluídos sem chance de recuperação todos os dias, à meia noite.

A pasta que é de arquivos definitivos será aquela que conterá todas as pastas de setores. Somente as pessoas designadas pelas chefias de setor terão acesso às suas pastas. 

Voltar ao topo